quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Equivoco Bulling

Por falha informática o URL do portal não apareceu. Por favor vão a PORTALBULLYNG - centro de ajuda on line com muitas informações uteis e com o Forum/Chat (carregar na seta azul) Cumprimentos Sandra Miguel

Formação Educação Parental

Dia 24 de Outubro 2014, inscrições até dia 20 de Outubro, gratuita Visualizar site Câmara Municipal de Vila do Bispo Sandra Miguel

Bulling

Uma temática cada vez mais abordada no meio escolar e que preocupa estudantes e pais. Com o inicio do ano lectivo e a entrada de novos elementos para a instituição ESCOLA, surgem por vezes as praxes (tema da actualidade depois da partida de 6 estudantes universitários)e a discriminação, formando se grupos de verdadeiros veteranos que travam uma lutam entre aquilo que gostaria de ser e aquilo que precisam de mostrar para em algum momento a sua existência fazer sentido.Esta "profissão", enaltece os e permite que os respeitem. A necessidade iminente desta liderança está associada em grande parte a uma baixa de auto estima, falta de escuta e compreensão. Gera se um ciclo vicioso, em que a vitima agredida, ao manifestar comportamentos de revolta e de partilha com família e Esoola, aumenta a agressividade do agressor, que também ele é uma vitima de mau trato. Intervir no factor causal é fulcral. Castigos, repreensões, ameaças, suspensões, resolvem momentaneamente. Se o agressor não for ajudado o ciclo reinicia se! A família deve ser em paralelo apoiada. Pode desconhecer este mecanismo causa /efeito. Pode ser culturalmente preparada para uso de violência. Criticar e condenar o alheio é tarefa simples. Ajudar e mostrar abertura de espirito era o desejado! Existem famílias que nunca ouviram a palavra "Gosto de ti". Portanto existem filhos carentes de afectos...."Mas eu dei lhe tudo, comida, roupa, desportos". Mas não o escutava quando ele pedia, ignorava as suas lamentações e queria que fosse simplesmente "o melhor". No link acima existe um Forum, com chat. Se estiver nessa situação contacte a Associação de Pais ou se sentir vergonha em expor a sua vida leia sobre o tema, procure ajuda. Não existem "crianças/famílias normais". A normalidade é inimiga da mudança! Texto de Sandra Miguel Presidente da Direcção APEEAAEVB

Alteração na Direcção


Na sequência da reunião da APEEAAEVB (Associação de Pais, Encarregados de Educação e  Amigos do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo) para eleição de novos órgãos de acordo com a Alteração de Estatutos 7493/2007, venho anunciar a tomada de posse enquanto Presidente da Direcção.

 Antes de mais, gostaria de agradecer o voto de confiança dos elementos presentes, para uma função inaugural e com longo caminho a percorrer. Contudo a vontade e determinação de um futuro saudável para as nossas crianças/jovens, são a alavanca da persistência. Comprometo-me a trabalhar com responsabilidade, respeito, rigor e transparência em conjunto com outras entidades, manifestando a minha opinião e dos parceiros.


Desejamos entre muitas, que seja uma Escola, cada vez menos burocrática, aberta às diferenças e apostando na formação de pais, para assim minimizar problemáticas comportamentais e sociais.

"Trabalha o solo, para a tua semente germinar saudável".

Agradeço ainda, ao Presidente da Assembleia Geral, na pessoa de Fernando Cortes, todo o apoio fornecido neste início de funções. Bem haja!

 Sem mais a declarar, com votos de que o meu desempenho seja do vosso agrado.

Ao dispor

Cumprimentos


Sandra Miguel

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Agradecimento


Agradecimento

 

Trabalhar no dia do nosso aniversário pode trazer surpresas.

Para além das mensagens de familiares e amigos, este ano tivemos uma agradável surpresa, quando julgávamos que pelo 3º ano consecutivo teríamos a presença de uma pessoa numa Assembleia Eleitoral, eis que vemos um Auditório bastante composto com pessoas que se interessam pelo futuro dos jovens, pelos problemas relativos à Educação, Ensino e Formação.

Vila do Bispo pode ser um Município territorialmente de pequenas dimensões mas em termos de participação supera muitos outros Municípios de dimensões superiores, quer territorialmente quer em termos populacionais, e não estamos a falar em termos proporcionais.

O Município de Vila do Bispo ainda tem muito trabalho pela frente nas áreas da Educação, Ensino e Formação, depende de todos nós, (Pais, Encarregados de Educação, Amigos do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo, população em geral), se andará a passo de caracol, assobiando para o lado, ou se arregaçamos as mangas e aceleramos o passo, dando às crianças, jovens e menos jovens, tudo aquilo que merecem e é seu de direito.

Muito se conseguiu, porém, é mais o que falta alcançar.

Não baixamos os braços em tempos difíceis de crise, jamais o faremos noutros momentos.

 

O Presidente da Assembleia Geral da APEEAAEVB

Fernando Cortes

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Assembleia Eleitoral


Caros Associados, Pais, Encarregados de Educação e Amigos da APEEAAEVB

 

A APEEAAEVB, conforme os seus Estatutos, nomeadamente, artigo 8º, nº1, "A assembleia geral reunirá, obrigatoriamente, no princípio de cada ano lectivo para fins eleitorais...", e nº 2 do artigo 5º, dos seus Estatutos, CONVIDO todos os Sócios, Pais, Encarregados de Educação e Amigos do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo a comparecer no Auditório da Escola EB 2,3 - S. Vicente, em Vila do Bispo, no dia 06 de Outubro de 2014, Segunda-feira, pelas 16h00, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

 

1 - Eleição dos Corpos Sociais para o ano escolar 2014-2015;

2 - Tomada de Posse.

 

 Com os melhores cumprimentos,

 

 O Presidente da Direcção da APEEAAEVB (em exercício)
 Fernando Manuel Cortes